quarta-feira, 30 de maio de 2007

Alguns Mestres da Literatura

Graciliano Ramos,
Guimarães Rosa,
José de Alencar,
Lima Barreto,
Machado de Assis,
Mário de Andrade...

A Literatura em Cinco Milênios

Uma das mais produtivas e geniais escritoras contemporâneas sobre a sua arte disse: «a literatura está em vias de extinção. A literatura tem cinco milênios, é tempo de mudar de caminho», disse Agustina, apontando a ciência como possível novo caminho.

Alguns Conceitos de Literatura

"Arte Literária é mímese (imitação); é a arte que imita pela palavra" (Aristóteles)
"A Literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem." (Louis de Bonald), pensador e crítico do Romantismo francês, início do século XIX);
"A Literatura obedece a leis inflexíveis: a da herança, a do meio, a do momento." (Hipolite Taine, pensador determinista, metade do século XIX)
"O poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, e a sua obra como um fim e não como um meio; como uma arma de combate." (Jean-Paul Sartre, filósofo francês, século XX)
"A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da expreriência de realidade de onde proveio." ( COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. p. 9-10)

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Origem da Literatura

Vem do Latim: litteratura É a arte de compor escritos artísticos; o exercício da eloqüência e da poesia; conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; carreira das letras.
Brasil: literatura de cordel - literatura de carácer popular; romanceiro popular do Nordeste brasileiro, vendido nas feiras e mercados em folhetos pendurados em cordel. Mais produtivo do que tentar definir Literatura, talvez seja encontrar um caminho para decidir o que torna um texto, em sentido lato, literário. A definição de literatura está comumente associada à idéia de estética, ou melhor, da ocorrência de algum procedimento estético. Um texto será literário, portanto, quando consegue produzir um efeito estético, ou seja, quando proporciona uma sensação de prazer e emoção no receptor. A própria natureza do caráter estético, contudo, reconduz à dificuldade de elaborar alguma definição verdadeiramenteestável para o texto literário.
A compreensão do fenômeno literário tende a ser marcada por alguns sentidos, alguns marcados de forma mais enfática na história da cultura ocidental, outros diluídos entre os diversos usos que o termo assume nos circuitos de cada sistema literário particular.