quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Blog Legal
E aí colegas?
O que acharam das aulas de Práticas Pedagógicas III com a professora Valnice?
Para mim foi muito bom!!
Ela(Val) com seu jeito especial e único foi deixando suas marcas. Uma dica aqui, outra ali... construindo e ajudando construir história. Levando-nos a refletir sobre os avanços tecnologicos e a conviver com eles.
O blog é muito legal. Espero que ele seja um rico instrumento em nossas mãos,moldado e renovado a cada dia, de acordo com as nossas necessidades e expectativas.
Gostaria de receber recados, sugestões, vivenciados em sala de aula e outras informações interessantes, que esse seja um espaço vivo que facilite a nossa comunicação e interatividade.
sábado, 25 de agosto de 2007
Blog-espaço para troca de informações,comentários e entreterimento
Este blog foi criado espontaneamente,como experimento.Talvez ainda não ganhou a forma desejada. Mas espero que ele seja um instrumento onde poderei manter contato com amigos,professores , colegas e alunos, para trocarmos informações e experiências vivenciadas, e quem sabe criar um espaço para descontração e entreterimento.Ele está disponível para aqueles que desejarem postar seus comentários e sugestões.
Quero agradecer à professora Valnice pelas orientações e pelo apoio que tem nos dado
na construção do blog e utilização das novas tecnologias em sala de aula.
Que possamos fazer das nossas vidas como um escultor faz com uma obra de arte, procurando aperfeiçoar a cada dia com um novo tom,uma nova cor e uma moldura significativa.
sexta-feira, 24 de agosto de 2007
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Frases dos Mestres da Literatura.
"Só conseguimos deitar no papel os nossos sentimentos, a nossa vida. Arte é sangue, é carne.
Além disso não há nada. As nossas personagens são pedaços de nós mesmos, só podemos expor o que somos"
(Graciliano Ramos)
"...Mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou..."
(João Guimarães Rosa)
"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."
José de Alencar
"O futebol transforma em heróis pessoas que não seriam absolutamente nada".
( Lima Barreto )
"A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal"
(Machado de Assis)
"O melhor modo de viver em paz é nutrir o amor-próprio dos outros com pedaços do nosso".
(Machado de Assis)
sábado, 4 de agosto de 2007
quarta-feira, 30 de maio de 2007
Alguns Mestres da Literatura
A Literatura em Cinco Milênios
Alguns Conceitos de Literatura

"A Literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem." (Louis de Bonald), pensador e crítico do Romantismo francês, início do século XIX);
"A Literatura obedece a leis inflexíveis: a da herança, a do meio, a do momento." (Hipolite Taine, pensador determinista, metade do século XIX)
"O poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, e a sua obra como um fim e não como um meio; como uma arma de combate." (Jean-Paul Sartre, filósofo francês, século XX)
"A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da expreriência de realidade de onde proveio." ( COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. p. 9-10)
segunda-feira, 28 de maio de 2007
Origem da Literatura

Vem do Latim: litteratura
É a arte de compor escritos artísticos; o exercício da eloqüência e da poesia; conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; carreira das letras.
Brasil: literatura de cordel - literatura de carácer popular; romanceiro popular do Nordeste brasileiro, vendido nas feiras e mercados em folhetos pendurados em cordel.
Mais produtivo do que tentar definir Literatura, talvez seja encontrar um caminho para decidir o que torna um texto, em sentido lato, literário. A definição de literatura está comumente associada à idéia de estética, ou melhor, da ocorrência de algum procedimento estético. Um texto será literário, portanto, quando consegue produzir um efeito estético, ou seja, quando proporciona uma sensação de prazer e emoção no receptor. A própria natureza do caráter estético, contudo, reconduz à dificuldade de elaborar alguma definição verdadeiramenteestável para o texto literário.
A compreensão do fenômeno literário tende a ser marcada por alguns sentidos, alguns marcados de forma mais enfática na história da cultura ocidental, outros diluídos entre os diversos usos que o termo assume nos circuitos de cada sistema literário particular.
Assinar:
Postagens (Atom)